Retorna à TDnet
Home História Famílias Fotos
Alice Vaz de Mello Loureiro

Personalidade firme e corajosa, atuante no quartel do Século XX. Uma das mais lídimas e prestimosas parteiras de sua época.

Possuidora de nobres qualidades, sua vida foi uma série constante de lutas e vitórias. Seu espírito humanitário e seu amor desmedido, às pessoas necessitadas, asseguraram-lhe o pioneirismo e o lugar de realce na grande falange de pessoas notáveis, que empregam o melhor de seus esforços em prol dos semelhantes.

Filha do Senador Carlos Vaz de Mello e de Maria Augusta Vaz de Mello. Teve 13 irmãos, os três primeiros, incluindo Alice, nasceram em Ubá e os outros em Viçosa. São eles: Felippe, Mário, Gragina, Maria, Carlos, Sylvia, Clélia (casada com o ex-Presidente Arthur da Silva Bernardes), Sylvio, Fernando, Sophia, Lívia, Maria Augusta, Cyro, Sebastião e Washington.

Alice, criatura ilustre e bem-nascida, inspirava segurança e respeito. Culta e estudiosa, dominava o idioma Francês. Admirável anfitriã, sua casa situava-se à Rua Senador Vaz de Mello, onde hoje funciona o consultório dentário do Dr. Milton Paiva. Semeou conforto e esperança nos lares, onde era chamada a aparar a criança e auxiliar a mãe a trazê-la à luz. Dentre as várias pessoas que vieram ao mundo, auxiliados pelas suas mãos, encontram-se os gêmeos José e Antônio Chequer.

Era alegre. Gostava de contar anedotas e de ouvi-las também.

Figura altamente expressiva do nosso cenário, Alice prestou seus nobres serviços ao Hospital Regional, hoje Grupo do Coqueiro, à Rua Dr. Brito. Fundou a Escola de Silvestre e foi primeira professora a constar de seu quadro. Fazia o percurso a cavalo, para ministrar as aulas, e via nisso um divertimento, tamanho o prazer em ser útil à humanidade. Hoje a Escola tem o seu nome.

Era casada com o médico Sebastião Augusto Loureiro, fundador da clínica ambulatorial São Sebastião, da qual se tornou enfermeira competente, abrigando os enfermos, muitas vezes, cm seu próprio lar. São seus filhos: Sylvio Augusto Loureiro, Almiro Augusto Loureiro, Oscar Augusto Loureiro, Mário Augusto Loureiro, Olga Alice Loureiro Soares, Cármem Loureiro Costa e Márcia Loureiro Bhering. Teve 17 netos, dos quais nove ainda vivem em perfeita saúde: Carminha e Léa, residentes em Belo Horizonte, José Rodrigues Costa, Nilson Rodrigues Costa e Helena Loureiro, em Viçosa e os irmãos Lívio, Maria Alice Terezinha, Antônio Hélcio de Carvalho Bhering, e Maria Auxiliadora Bhering Dominoni residentes no Rio de Janeiro.

Alice Loureiro deixou rastros e filantropos ao longo de sua vida. Nasceu dia 21 de fevereiro de 1868. Seu falecimento, em Viçosa, ocorreu aos 30 de setembro de 1951.


Praça Silviano Brandão, 14/04
Centro
36570-000  Viçosa  MG
Fone: (031)891-1035
Fax: (031)891-1272
postal@tdnet.com.br
R. Benjamin Araújo, 56
Centro
36570-000  Viçosa  MG
Fone: (031)891-1272
td@tdnet.com.br